Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O Nódulo da Tireóide

A descoberta foi muito por acaso.


Marquei uma consulta com a endocrinologista para iniciar um tratamento pra perder peso.
Foi um encaixe, no meio de julho, porque ela não tinha vagas. Passei praticamente a tarde inteira lá, aguardando até ser atendida.
O consultório estava cheio e todo mundo entrava, menos eu. Mas não reclamei. Eu queria muito iniciar um tratamento pra emagrecer. Já estávamos no segundo semestre e começava a corrida pra perder aqueles quilinhos indesejados antes de chegar o verão.


Quando finalmente entrei no consultório, já simpatizei com ela. Loira, magrinha, sorridente. Pessoa "bem resolvida", sabe. E que demonstra amor pela função que exerce. Não parecia  que ela estava ali obrigada, mas porque queria estar ali.
Nunca tinha me visto, mas apertou minha mão, me chamou pelo nome, me deu dois beijinhos de cumprimento e pediu pra eu me sentar.


Fez as perguntas de praxe e os exames também. Um desses foi "apalpar" a região da tireoide.


Ela sentiu uma elevação. E já ligou seu alerta. Achei que poderia ser qualquer coisa de hipo e hiper sei lá das quantas e não dei muita importância. Nada que um "remédinho" não resolvesse. O que eu queria mesmo era algum remédio milagroso pra sumir com minhas gorduras.


Mas ela me pediu um Doppler Colorido da Tireoide. Pediu que eu fizesse naquele momento mesmo, num laboratório de imagem que tinha ao lado do consultório e conseguiria um encaixe pra que eu fizesse. 
Como o exame sai na hora, eu faria e levaria de volta pra ela ver.


Só que o plano de saúde não autorizou, por um erro na digitação do meu cadastro. Eu voltaria em um outro dia pra fazer o Doppler. Voltei nela e ela me solicitou exames de sangue. Me passou uma dieta e um remédio pra ajudar a perder peso. Eu levaria os exames quando retornasse lá.


Saí de lá animada e marquei o retorno pra um mês depois. Comecei a dieta. Levei a sério.
Perdi alguns quilos. Esqueci do exame, fui deixando pra lá, até quase o dia da consulta de retorno. Enfim, fiz o exame. Olhei em casa e não vi o que ela veria... Apesar de estar claramente escrito.


Voltei nela e lá estava ele: Nódulo Hipoecóico Heterogêneo e outras características que não me lembro mais. Ele media 1,5cm.
Ela olhou meus exames de sangue e estava tudo normal.


Então ela me disse: "Por causa do tamanho, não vou poder te livrar da biópsia. Seus exames estão bons e então precisamos avaliar melhor do que se trata, porque é um nódulo de tamanho considerável."


Tamanho considerável???? 1,5cm é insignificante! Biópsia????? Pra que meu Deus?


Isso tudo passou pela minha cabeça na hora e ela continuou a me explicar. 
(Biópsia eu lembro logo do Dr. House e sua implacável agulha! ;P)


Me explicou que era um exame simples, mas que através dele saberíamos se era maligno ou não. Que as características aparentavam que era benigno, mas só o exame traria certeza.


Benigno???? Maligno??????  Tudo tava ficando esquisito...


Me indicou uma clínica e pediu pra marcar logo, porque era difícil marcar e o resultado demorava de 15 a 20 dias. Quando estivesse com o resultado, que voltasse nela.


Eu tinha ido lá pra mostrar a ela que tinha feito a dieta, tinha emagrecido, queria saber o próximo passo e aí saio de lá com essas palavras rondando o pensamento.


Biópsia, nódulo, maligno, benigno, tamanho... 





Nenhum comentário:

Postar um comentário