Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PAAF/Biópsia da Tireoide

Bem, passado o susto e aos poucos me recuperando do trauma do assalto, voltamos a saga da Tireoide.


Então, vamos ao episódio da Biópsia ou PAAF (punção aspirativa por agulha fina).


Cheguei ao local bem nervosa. Nunca tinha feito uma biópsia.


O sala de exame pra esse exame é bem igual a sala de exames ginecológicos, como ultra da mama, ou exame cardiológico como ecocardiograma.


Tem uma cama hospitalar ao lado de um monitor.


O médico que me atendeu foi mais um que Deus enviou.


Um senhor, além de gentil, simpático e de bom humor.


Antes da punção, ele refez a ultra. GRAÇAS A DEUS!


Com isso ele descobriu outro nódulo do outro lado da tireoide e resolveu fazer a punção deste nódulo também. Sem pedido de exame e sem solicitar autorização do plano. O tipo de médico que leva a profissão a sério, e faz porque ama. Acredito que isso salve muitas vidas.


Ele me disse que faria logo, pra poupar o tempo que poderia ser perdido no tratamento, porque se ele não fizesse naquele momento, eu teria que voltar posteriormente.


Pra conseguir marcar, demorou um pouco e o resultado não é rápido, o que nos deixa mais apreensivos. Demorei uns 15 dias pra fazer o exame e o resultado passou de 20 dias.


Mas antes do resultado da biopsia vamos falar do exame. Não dói. Mas incomoda. Eu não precisei de anestésico.


O processo é o seguinte: você deita na cama de barriga pra cima, engole bastante antes de começar o exame.
Depois pedem que você não engula mais até acabar. E pedem também que estique bastante o pescoço de forma que seu queixo fique bem apontado para o teto.


Eu tive que fazer dos dois lados. Demora em média 1min de cada lado. 


A agulha é introduzida na região do nódulo e o movimento com a agulha é um pouco incômodo, mas sem dor.
É como se estivesse cavando ou algo assim, procurando alguma coisa.
O chato também é não poder engolir durante o exame.
Mas depois disso, não sangra, não dói, não fica marca. Em mim colocaram curativos daqueles pequeninhos de bolinha. Um em cada furinho. Mas em casa, eu tirei e já não dava nem pra perceber o local do exame.




A descoberta do 2º nódulo me abalou bastante. 
Ele tinha o dobro do tamanho do 1º e as características totalmente opostas. 


Na hora eu chorei de susto. Porque se o primeiro, a dra. me encaminhou por conta do tamanho, mas com características de benigno, esse era totalmente pior.


Fiquei tensa com o resultado que não saía nunca.


A consulta de volta a dra. chegou e o resultado da biópsia ainda não estava pronto.
Eu fui mesmo assim e contei a ela o que tinha acontecido.


Imediatamente ela me encaminhou pra um cirurgião de cabeça e pescoço. 


Eu marquei a consulta pra mesma semana, no sábado e graças a Deus, o resultado da biópsia saiu na sexta...

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Você conseguiu saber aonde ela fez o exame?

      Excluir
    2. Preciso saber qual a clínica em Vitória da conquista faz a punção Da tireodie

      Excluir
  2. Onde você fez a PAAF ? E qual o nome do cirurgião de cabeça e pescoço ?

    ResponderExcluir
  3. Onde vc fez este exame? tenho uma cunhada que precisa fazer com urgência esse exame.

    ResponderExcluir
  4. O meu doeu mto n usei anestesia e sai da clinica com dor e o pior foi ele ter falado que usa anestesia e n usou em fim doi mas é necessario é como sao multiplos e estao bem grandes apos esse se n for conclusivo vou ter que fazer outra vez em fim boa sorte a todas nós Deus esteja conosco sempre.

    ResponderExcluir
  5. Esse procedimento é rapido e sai no mesmo dia?

    ResponderExcluir